Programas e Projetos

A atividade turística hoje corresponde a um segmento economicamente promissor, tendo em vista ser necessária enquanto relevante manifestação cultural e social da atualidade. E isto representa uma realidade mundial. O ecoturismo, ou turismo sustentável, representa uma forma eficaz e sustentável de acesso à natureza, além de incentivar a preservação e recuperação do patrimônio. E, ao mesmo, tempo, promover também a educação ambiental.
Esse projeto consiste na reunião e desenvolvimento de propostas de ações de excelência no âmbito da inovação socioambiental, seguindo os preceitos da Sustentabilidade, para que possa viabilizar um trabalho de captação de recursos em grande escala a fim de implantar iniciativas que combinem densidade técnico-científica, multiplicação de oportunidades de inclusão social pelo trabalho, e orientação plena pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável oriundo da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.
Implantação de um aterro de inertes e um Centro de Reciclagem de resíduos da construção civil e garrafas PET, e produção de Tijolo Ecológico, buscando cooperar com o desenvolvimento sustentável da região envolvida.  O Projeto busca receber, selecionar e reciclar resíduos provenientes da construção civil, enquadrando à resolução nº 307 do CONAMA e as normas técnicas federais, estaduais municipais.
Mais Eco é um projeto de educação ambiental voltado para ações afirmativas dentro da sala de aula, espaço próprio para o aprendizado, de modo a tornar a educação ambiental não só parte do conteúdo escolar, mas criar uma consciência ecológica nos alunos e também nos que estão envolvidos diretamente com o processo (pais e escola). Vale lembrar que a educação ambiental, no Brasil, é tema transversal obrigatório no Parâmetro Curricular Nacional para a educação.
O Brasil é, hoje em dia, o segundo país no ranking de reciclagem de Pets no mundo com cerca de 53% da produção do produto reciclada anualmente. O primeiro é o Japão que recicla aproximadamente 75% das embalagens consumidas. Contudo, este número se torna insuficiente, na medida em que aproximadamente metade da produção de Pet brasileira ainda é descartada em aterros, lixões públicos, ruas e rios das cidades. O problema se mostra ainda mais grave, visto que o tempo de decomposição da garrafa Pet é de aproximadamente 100 anos, garrafas estas que ocuparão espaços em aterros, degradarão o ambiente e perderão todo o seu…
Atua na conservação, restauração e gestão de patrimônio histórico material e imaterial, visando, em parcerias com entidades públicas e privadas, à preservação e manutenção de bens culturais para a humanidade.
O projeto apresenta estudo e proposta de mecanismo que possibilita a gestão sustentável de áreas naturais, inseridas no bioma da Mata Atlântica e tem como missão dar a proteção às áreas naturais através da gestão desses espaços e atender à necessidade de cidadãos que precisam de espaços para fazer compensação ambiental.
Juntamente com a FEHIDRO, a Faculdade de Saúde Publica da USP, o Parque Estadual da Serra do Mar – núcleo de São Sebastião e a Policia Ambiental, realiza um trabalho de monitoramento hidro climatológico da Bacia do Ribeirão da fazenda, combinado com ações regulares de educação ambiental, com o objetivo de melhorar a gestão ambiental das bacias. Este projeto conta ainda com uma estação meteorológica, que colhe diariamente preciosos dados climáticos da região.
Em parceria com a CEDS (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - Litoral Norte/SP) e a FASS – Faculdades São Sebastião, vem realizando uma verdadeira radiografia do litoral norte paulista, com o bem sucedido Visão Costeira.
O Programa de Sustentabilidade Municipal é um instrumento de gestão estratégica, fundamental para o planejamento das ações do município, com melhor aproveitamento de seus recursos e características. É um diagnóstico inteligente, capaz de situar com clareza as questões ambientais e suas interfaces com as atividades sociais e econômicas, visando orientar os Municípios no desenvolvimento e implantação de ações, projetos, programas e políticas sustentáveis. Em razão da adoção do programa são geradas as ferramentas para a conquista das certificações que credenciam o município à captação de recursos e convênios nacionais e internacionais.
Você está aqui:   HomeProgramas e Projetos